Audiência irá debater os impactos da pandemia no aumento das desigualdade entre homens e mulheres

29/04/2021 (Atualizado em 25/05/2021 | 10:29)

Foto: Joel Vargas/ALRS
Foto: Joel Vargas/ALRS

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, aprovou, em reunião realizada nesta quarta-feira (28), a realização de audiência pública proposta pela deputada estadual Franciane Bayer com o objetivo de debater os impactos da pandemia na evolução dos indicadores da igualdade entre homens e mulheres. Recente estudo divulgado pela Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) aponta que as mulheres têm sido as mais afetadas no Rio Grande do Sul, com redução significativa no mercado de trabalho, queda maior nos rendimentos em relação aos homens, maior exposição às situações de violência, entre outros impactos negativos. “Precisamos conhecer com profundidade os indicadores sobre violência contra as mulheres, inserção da população feminina no mercado de trabalho, diferenças salariais, acesso a políticas públicas, participação em cargos de chefia e eletivos e da saúde sexual e reprodutiva das mulheres, para traçar ações e indicações de políticas públicas”, defende a parlamentar que também é procuradora da Mulher na ALRS.


A audiência pública, que será realizada na próxima quarta-feira (5/5), às 9h30, em parceria com a Procuradoria Especial da Mulher, também irá abordar as iniciativas que visam enfrentar estas desigualdades, como o Programa BRDE Empreendedoras do Sul, lançado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Para isso, deve contar com a participação das secretarias de Planejamento, Governança e Gestão e de Desenvolvimento Econômico.


Também serão convidadas para audiência a Secretaria de Cidadania, Justiça e Direitos Humanos e a Secretaria de Segurança Pública, além de gestoras municipais de políticas para as mulheres e organizações da sociedade civil que atuam na pauta dos direitos das mulheres.

Fonte: Ascom dep. Franciane Bayer