Congresso Nacional realiza homenagem ao Dia Internacional da Mulher

07/03/2017 (Atualizado em 07/03/2017 | 18:44)

Homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Homenagem ao Dia Internacional da Mulher

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Congresso Nacional realiza, nesta quarta-feira (08/03), às 11h, Sessão Solene em homenagem à data no Plenário do Senado. Na ocasião, ocorrerá a entrega do Diploma Bertha Luts. A premiação, que está em sua 16ª edição, agracia anualmente cinco mulheres que contribuíram para a defesa dos direitos das mulheres e questões de gênero no Brasil.

Neste ano, o Diploma Bertha Luts homenageará Denice do Rosário, Diza Gonzaga, Isabel Cristina de Azevedo, Raimunda Luzia de Brito e Tatiane Bernardi Teixeira. Cada uma destas mulheres teve destaque, no último ano, em defesa dos direitos das mulheres.

Estarão presentes na solenidade a líder do PSB na Câmara, Tereza Cristina (MS) e as deputadas socialistas Keiko Ota (SP), Creuza Pereira (PE), Luana Costa (MA), Maria Helena (RR) e Janete Capiberibe (AP). As parlamentares têm como bandeiras na Câmara a luta pela igualdade de gênero e pelo fim da violência contra a mulher.

Dia Internacional da Mulher

A data começou a ser celebrada após conferência na Dinamarca, em 1910. Mas a decisão partiu de um conjunto de lutas por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos que já estavam ocorrendo desde meados do século XIX.

Dois exemplos foram: a manifestação de trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque, que fizeram greve por melhores condições de trabalho e igualdade de direitos para mulheres em 8 de março de 1857. E a manifestação de trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, que exigiram o voto feminino, em 8 de março de 1908. Ambos os movimentos foram reprimidos pela polícia. 

 

Andrea Leal

Fonte: PSB Nacional

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER