A Negritude Socialista Brasileira (NSB/RS), juntamente com entidades, centrais sindicais e sociedade civil, participou ativamente do projeto Novembro Antirracista. O principal objetivo, conforme o presidente da NSB, Vladimir Massa, é intensificar as discussões e fomentar a reflexão sobre o tema, diante de fortes ataques racistas que têm crescidos nos últimos tempos.
Entre as atividades desenvolvidas no mês, a NSB esteve presente na Marcha Independente Zumbi Dandara, realizada no dia 20 de novembro em Porto Alegre. Com o tema “Enquanto houver racimo, não haverá democracia! Ditadura Nunca mais!”, a marcha, que contou com a presença de diversos setores representativos, integrou as agendas do movimento Novembro Negro Unificado.
Encerrando as atividades, foi realizada a entrega do Troféu Oxé de Xangô – Sirmar Antunes, cerimônia em homenagem aos Griots e Griottes -guardiões da tradição do povo negro. A atividade aconteceu na quadra da Escola de Samba dos Imperadores com a finalidade de lembrar e valorar todas as lutas no combate ao racismo estrutural. No total, doze pessoas foram homenageadas e a socialista Ana de Thandera realizou a entrega de um dos troféus a escritora Fatima Farias, representando o Seguimento NSB/RS, e participou da ornamentação do espaço. Por ser de Matriz Africana, Ana também fez uma explanação, na ocasião, do significado da mesa de frutas.
A agenda também contou com a presença do secretário Nacional da NSB, Paulo Leites, e da secretaria de Formação Sanny Figueiredo. Também tiveram participação efetiva nas atividades do Novembro Antirracista Unificado os socialistas Celso Procopio, Delfino e Tenente Madruga, além de filados da NSB/RS.
Fonte: Fabiana Calçada - Ascom PSB