A Secretaria de Saúde de Santa Cruz do Sul inicia, nesta segunda-feira (29),o projeto Mais Saúde, Menos Fila. O objetivo, conforme o secretário da pasta, Fabiano Dupont (PSB), é reduzir o tamanho da fila de espera por consultas, dando mais agilidade, eficiência e acesso, com menor tempo de espera por atendimento. Para isso, as unidades de saúde do município passam a abrir em horários noturnos, variando com a demanda de cada localidade.
Dupont explica que cada posto vai destinar uma ou duas noites por mês para consultas médicas e odontológicas, além da realização de exames agendados pré-câncer. “Queremos atender os trabalhadores efetivos e temporários, idosos, pessoas com necessidades especiais, que não conseguem comparecer às Estratégias Saúde da Família e às Unidades Básicas de Saúde durante os horários de expediente”, ressalta.
Saiba mais
O atendimento noturno nos postos municipais será focado, exclusivamente, em consultas marcadas, das 17h30 às 20h30. Para o funcionamento do projeto serão organizadas equipes com enfermeiro e um ou dois médicos, de acordo com a estrutura e necessidade da unidade; dois técnicos em enfermagem, um dentista, um auxiliar de saúde bucal e uma pessoa para a recepção. A ideia é oferecer a mesma assistência dispensada durante o dia.
Para os profissionais que atuarem no projeto, o pagamento será por banco de horas para os que possuem até 40h de banco. Da mesma forma, para os que têm mais de 40h, o trabalho será remunerado com o pagamento de horas extras.
Cada unidade terá limite de consultas, sendo dez por médico, além de cinco agendamentos para enfermeiro realizar o exame pré-câncer, e quatro a seis marcações para dentista, dependendo do plano de tratamento.
Fonte: Ascom/RS com informações do Jornal Gazeta do Sul