Conselho Político da Secretaria Nacional de Mulheres do PSB planeja ações estratégicas para as eleições deste ano

06/06/2024 (Atualizado em 11/06/2024 | 10:32)

O Conselho Político da Secretaria Nacional de Mulheres do PSB reuniu-se nesta quarta-feira (5), virtualmente, para discutir e planejar ações estratégicas visando as eleições de 2024. Membro do Conselho, a secretária de Mulheres do PSB/RS, Ana Toliou, participou da reunião na qual também foi apresentado um diagnóstico detalhado das barreiras enfrentadas pelas candidatas socialistas em eleições anteriores. “A falta de financiamento adequado para candidaturas femininas, desigualdade na cobertura midiática e a violência política de gênero foram os principais obstáculos apontados”, explicou.


A reunião foi aberta com a Secretária Nacional, Dora Pires, que enfatizou a importância de fortalecer a representatividade feminina na política. "As eleições de 2024 representam uma oportunidade crucial para avançarmos na equidade de gênero nos espaços de poder. Precisamos garantir que as mulheres tenham voz ativa e sejam protagonistas nas decisões políticas do país", afirmou.


Entre as ações estratégicas para tornar as candidaturas femininas competitivas nas eleições deste ano, está a produção e oferta de um “kit” com todo material de campanha, inclusive para redes sociais.


Na oportunidade, a secretária Ana Toliou fez um breve relato sobre os desafios que os gaúchos e gaúchas estão enfrentando em decorrência da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul. “Precisamos que a direção nacional olhe com muito carinho para as nossas pré-candidatas socialistas. Muitas perderam tudo, mas não a vontade de lutar. Por isso, reforço a importância de termos um olhar diferenciado”.


Na avaliação da socialista, a reunião foi um passo importante para definir estratégias efetivas pela igualdade de gênero na política. “Reforçamos nosso compromisso em trabalhar incansavelmente pela representatividade feminina nos espaços de poder e construir uma democracia mais justa e inclusiva”, afirmou.

Fonte: Ascom PSB/RS