Seminário regional em Coronel Bicaco evidencia a importância do combate à violência doméstica

16/08/2022 (Atualizado em 16/08/2022 | 12:19)

divulgação
divulgação

Promovido pelo projeto ‘Bem Me Quero’ de Coronel Bicaco, o 1º Seminário Regional de Combate à Violência Doméstica contra a Mulher teve a participação de aproximadamente 120 pessoas, oriundas de 15 municípios. O evento era direcionado para profissionais atuantes no âmbito da Região Celeiro, nas áreas de serviço social, psicologia, enfermagem, jurídico, gestores de assistência social e saúde, e agentes da Polícia Civil e da Brigada Militar.

 

Inicialmente, a psicóloga Bibiana Guimarães explicou a origem do projeto ‘Bem Me Quero’, que oferece atendimento e acolhimento às mulheres em situação de violência doméstica no município. Ela destacou que o funcionamento do serviço foi instigado pelo Ministério Público e que já se notou um relevante aumento do número de vítimas que procuraram orientação junto à equipe responsável pelo projeto.

 

Os policiais militares que coordenam a Patrulha Maria da Penha, do 7º BPM, apresentaram o balanço das ocorrências registradas desde janeiro de 2020. Depois da criação da patrulha, 483 vítimas de violência doméstica foram atendidas. Atualmente, na área de abrangência do 7º BPM, este serviço está disponível nos municípios de Três Passos, Esperança do Sul, Bom Progresso e Tiradentes do Sul.

 

A delegada Cristiane de Moura e Silva Braucks, que chefia a 22ª Região Policial, lamentou o crescimento do número de feminicídios em 2022 na Região Celeiro. De janeiro a junho, quatro mulheres foram assassinadas. No mesmo período, também se registrou quatro tentativas de feminicídio. A delegada pediu que os profissionais das redes de proteção nos municípios permaneçam alertas ao comportamento dos casais com histórico de agressões.

 

Cristiane de Moura e Silva Braucks ainda enfatizou a estrutura da Polícia Civil na Região Celeiro. Segundo ela, são 13 delegacias, sendo que em dez existem setores para atendimento de vítimas de violência doméstica.

 

A diretora do Departamento de Políticas Públicas para as Mulheres do Rio Grande do Sul, Evelin Postiguilhone, afirmou que o acolhimento das vítimas de violência doméstica é o gargalo do Estado. Ela frisou que precisa ser incentivada a criação de centros de referência para mulheres nos municípios gaúchos.

 

Evelin Postiguilhone elogiou a atuação do Ônibus Lilás na prevenção e conscientização sobre violência doméstica no Rio Grande do Sul.

 

Ao término do evento, ficou acertado que Santo Augusto sediará o seminário regional no próximo ano. Após o encerramento do protocolo, os presentes confraternizaram e interagiram durante o coffee break.

Fonte: PMCB