O município de Sant’ana do Livramento irá receber mais de R$ 46 milhões para implantação do Polo Tecnológico Binacional na Fronteira Brasil - Uruguai. A informação é do vereador Rafael Castro (PSB), coordenador do Grupo de Trabalho (GT) envolvendo diversos atores e entidades ligadas a educação e inovação, como a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e o Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), que celebrou a conquista. “O dia 25 de abril entrará para história do nosso município e de toda região, data em que tivemos a confirmação de que o nosso projeto foi aprovado em primeiro lugar pela Comissão de Financiamento Externo (Cofiex), sendo pioneiro na área educacional tecnológica”, comemorou.
O Polo Tecnológico Binacional será implementado entre Sant’ana do Livramento, no Rio Grande do Sul, e Rivera, no Uruguai. As duas cidades conurbadas formam a “fronteira da paz” e abrigam 154 mil habitantes. A região também conta com seis instituições públicas de ensino técnico e superior. A expectativa é de que as obras possam ter início no próximo ano.
Cooperação
Conforme o diretor do IFSul, Celso Gonçalves, já há grande cooperação em pesquisa, ensino e extensão na fronteira. Na avaliação do professor da Unipampa, Rafael Schmidt, o polo pode reverter a “tendência histórica de desindustrialização” da região, enquanto o professor da Universidade Tecnológica do Uruguai (Utec) Leonel Furtado lembra que o polo é aliado do projeto Hub-Logístico, uma espécie de porto seco com potencial de se transformar em centro de distribuição para o Mercosul e a América Latina.
“Um sonho deste tamanho é muito maior que qualquer indivíduo ou ação individualizada. Estou muito feliz em ser um grãozinho de areia nesse lindo processo de construção do futuro e do desenvolvimento da nossa cidade e região”, disse ao ressaltar o trabalho de todos os envolvidos na construção do projeto, em especial dos professores Rafael Schmidt (Unipampa), Celso Gonçalves e Miguel Diniz (IFsul) e da Fernanda Araujo (Área B).
Retrospectiva
O movimento pela criação do Polo Tecnológico Binacional teve início em 2017, com a então prefeita da cidade, Mari Machado. Em 2023, por meio da articulação do vereador Rafael Castro, o tema voltou a ser debatido e ganhou força em Brasília com o apoio do deputado federal Heitor Schuch (PSB).
Em junho de 2023, com o auditório da Unipampa lotado, foi realizada a primeira audiência pública que deliberou pela realização de uma nova audiência na Câmara dos Deputados, para sensibilizar a bancada federal gaúcha para a destinação de recursos e entregar o projeto ao ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), a fim de garantir previsão orçamentária da União.
A audiência, articulada pelo vereador e pela ex-prefeita Mari Machado, aconteceu em setembro de 2023 por proposição do deputado Schuch, na Comissão de Desenvolvimento, Indústria e Comércio. Na oportunidade, o vereador Rafa reforçou a importância do Polo que representará maior geração de empregos, maior renda e melhor qualidade de vida em ambos os lados da fronteira.
Além da articulação política, outra etapa fundamental para tirar o projeto do papel, foi a realização de Carta Consulta. Através do GT, composto por professores da Unipampa, IFSul, UFRGS e UTEC, participantes do Ecossistema Área B, pela cônsul-geral do Brasil em Rivera, Ana Beltrame, pela Secretaria de Desenvolvimento de Sant’ana doiLivramento, foram realizadas mais de 12 reuniões para construir a proposta que foi submetida ao Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul (Focem) em fevereiro de 2024.
Fonte: Ascom PSB/RS