Semana da Consciência Negra é instituída em Marau

27/10/2022 (Atualizado em 28/10/2022 | 14:42)

Já a partir deste ano, o mês de novembro será marcado por atividades diferenciadas em Marau. Na semana do dia 20, data em que se celebra mundialmente o Dia da Consciência Negra, o município contará com uma programação especial alusiva à data.


A criação da Semana da Consciência Negra se deu após a aprovação do Projeto de Lei de autoria do Vereador Laércio Zancan, do PSB, com votação favorável unânime dos parlamentares. Segundo Laércio, a construção do projeto se deu juntamente com algumas lideranças do município que compreendem as históricas manifestações da cultura afro brasileira como um legítimo movimento político de mobilização racial e resistência. “Este projeto de lei diz respeito a um conteúdo que é inegavelmente atual e exige constantes debates, e mais que isso: ações. Vivemos, em todo país, cercado por um racismo estrutural histórico, que precisa ser combatido com ações afirmativas efetivas”, explica.


A programação da “Semana da Consciência Negra” será organizada pelo conjunto de entidades representativas do movimento negro, podendo ocorrer em parceira com os órgãos públicos municipais, inserida no contexto das políticas públicas afirmativas de igualdade racial. As ações desenvolvidas vão envolver debates, palestras, ações culturais e outras atividades com acesso ao público.


“Também propomos trabalhar no ambiente das escolas municipais (EMEFs e EMEIs) - e demais educandários da rede municipal de ensino - discussões e debates, especialmente na disciplina de História, visando o estudo da raça negra na formação sociocultural brasileira, com objetivo de combater o racismo existente em nossa sociedade. Precisamos recordar que os negros no Brasil, trazidos a força do continente africano, foram submetidos a 300 anos de escravidão, e as consequências deste período cruel e discriminatório ainda estão presentes”, reforça Laércio.

Fonte: Câmara de Vereadores de Marau