O início das operações no novo terminal do Aeroporto Lauro Kortz representa um marco importante para o desenvolvimento regional, ao gerar novas possibilidades de conexão entre a população local com o restante do país, seja para negócios, passeio ou transporte de cargas. Com uma oferta maior de voos - que crescerá ainda mais a partir de março com as operações da Latam - aumenta o fluxo de passageiros e surgem, assim, demandas antes pouco discutidas, como a necessidade de linhas de transporte coletivo até o terminal e mais vagas de estacionamento. Esses foram alguns dos assuntos tratados em reunião, na tarde de terça-feira (28), entre o vereador Wilson Lill (PSB), o superintendente do Aeroporto de Passo Fundo, Waldecy Rodrigues, e o coordenador de operações de segurança do aeroporto, Alexandre Oliveira Cristóvam.
Quanto ao transporte público, dentre as sugestões está a extensão de linhas que atendem os bairros da região, como o São José, até o aeroporto, nos horários de voos. Conforme avaliado na reunião, a medida poderia, inclusive, reduzir a ocupação do estacionamento, que já apresenta lotação em determinados horários. Outro benefício do serviço público seria o transporte das dezenas de funcionários que trabalham no local.
A visita ocorre às vésperas de uma possível reunião entre o vereador e o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França (PSB), em Brasília, momento que Lill pretende expor e discutir medidas que qualifiquem ainda mais o serviço prestado no aeródromo passo-fundense. “Nessa conversa com o superintendente, também discutimos outras questões que levaremos ao ministro, sobretudo temas relacionados à relação do Aeroporto com o plano de desenvolvimento da cidade. O superintende nos passou uma série de demandas que repassaremos ao ministro”, registra Lill, ao comentar sobre a intenção de aproximar a comunidade do terminal, por meio, por exemplo, da promoção de visitas. A agenda em Brasília ainda não tem data confirmada.
Na mesma tarde, o vereador ainda participou de uma visita guiada no aeroporto, quando também se discutiu sobre alternativas para o uso dos espaços, com possibilidades que variam entre unidades comerciais a auditório.
O novo aeroporto
O novo terminal do Aeroporto de Passo Fundo começou a operar no fim de janeiro, após dois anos de obras de modernização de sistemas e ampliação da estrutura, que passou a ter 2 mil metros quadrados de área. Foram mais de R$ 54 milhões investidos pelo governo federal e pelo governo do Estado. Dentre outras melhorias, a pista de pouso e decolagem foi totalmente recuperada, aumentando a capacidade estrutural. O pátio passou a ter cinco posições 3C (quatro posições B737.800/Embraer 195-E2 e uma posição ATR-72) e aproximadamente 16 mil metros quadrados. Após contrato com o Estado, a estrutura passou a ser gerenciada pela Infraero.
Atualmente, Gol e Azul têm voos em Passo Fundo, sendo que, a partir do fim do mês de março, a Latam também passará a operar no local.
Fonte: Câmara de Vereadores de Passo Fundo