Em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20/11), a Negritude do Partido Socialista Brasileiro de Viamão (NSB) reforça as diretrizes de sua atuação.
O grupo tem como missão ser instrumento político dos afrodescendentes em ações voltadas à correção de injustiças históricas, bem como na luta permanente por liberdade, justiça, igualdade e qualidade de vida.
“Em Viamão, 51% da população é negra, mas o poder público pouco faz para reparar a desigualdade racial histórica que atinge o Brasil e tem reflexos também no município”, destacou o secretário da Negritude Socialista Brasileira de Viamão, Leandro Maria Moreira (Leandro Chico).
O secretário destaca o trabalho conjunto desenvolvido pelo movimento organizado do partido. Entre as tarefas, está o diagnóstico da realidade atual e a busca de alternativas para a pauta racial na cidade. “O primeiro passo é que o Conselho da Igualdade Racial em Viamão saia do papel e possa promover dignidade à população negra”, completou.
Eleições 2024
O PSB/Viamão reafirma seu compromisso com a pauta antirracista e adianta que a formulação de políticas públicas visando a igualdade racial é outro objetivo do coletivo partidário.
Para tanto, defenderá a temática também no seu Plano de Governo para as eleições municipais de 2024. A sigla adianta que levará em conta a transversalidade do tema, principalmente nas áreas da saúde, educação, segurança e habitação.
Agenda
Na próxima sexta-feira (24/11), o PSB/Viamão promoverá atividade alusiva ao Dia da Consciência Negra. Organizado pela filiada Marisa Madruga, o encontro ocorrerá na Câmara de Vereadores, com início às 19 horas.
Entre as presenças, destaque para a diretora do departamento da Igualdade Étnico e Racial do governo do Estado, Sanny Figueiredo.
Fonte: Ascom PSB/Viamão