Vereador Ferronato reforça luta contra a privatização da Trensurb

01/03/2024 (Atualizado em 06/03/2024 | 09:39)

O vereador de Porto Alegre, Airto Ferronato (PSB), reuniu-se com representantes da direção da Trensurb nessa quinta-feira (29) para reforçar a mobilização contra a privatização da empresa. Recebido pelos assessores de Relações Institucionais, Vicente Selistre e Júlio Quadros, Ferronato entregou moção que apresentou na Câmara de Porto Alegre – e que deve ser votada nos próximos dias – em apoio à retirada da Trensurb do Plano Nacional de Desestatização (PND). “Apesar de seus índices de qualidade e do papel fundamental no transporte metropolitano e dentro de Porto Alegre, ligando a Zona Norte ao Centro de forma rápida e eficiente, em 2019 a empresa foi incluída no Plano Nacional de Desestatização, o que abre caminho para sua privatização. Para que a Trensurb possa receber recursos do Novo PAC e de organismos nacionais ou internacionais para expandir suas linhas, ela precisa ser retirada do PND”, afirma Ferronato.


O vereador destaca que a Trensurb é fundamental no transporte de moradores, trabalhadores e estudantes de Porto Alegre, da Região Metropolitana e do Vale dos Sinos, transportando cerca de 115 mil passageiros por dia. “Salvo raríssimas exceções, as privatizações não deram certo. O que precisamos é trabalhar por mais recursos para expansão das linhas e focar na integração do transporte coletivo”, defende.


No encontro, Vicente Selistre disse que a nova direção quer aproximar a Trensurb da cidade e fazer com que as pessoas compreendam melhor o funcionamento e a importância da empresa. Acrescentou que é preciso avançar na integração do trem com outros modais de transporte, citando Monique, na Alemanha, como um exemplo de integração. Júlio Quadros defendeu que o transporte ferroviário deve voltar ao debate nacional. “O transporte é um dos maiores emissores de gases poluentes em Porto Alegre, enquanto o trem não gera emissão de gases”, destacou.


Como encaminhamentos da conversa, ficou definida a proposição de uma reunião conjunta de comissões na Câmara de Vereadores sobre a importância da Trensurb pública, com foco na integração, modicidade tarifária e expansão, além de uma mobilização para acompanhar a votação da moção no Legislativo. Também acompanharam o encontro na sede da Trensurb o presidente do PSB de Porto Alegre, Mauri Ramme, os membros do Núcleo Metroviário do PSB Joaquim Assis, Pai Chico e Paulo Amaral, e o chefe de gabinete do vereador Ferronato, Carlos Santiago.

Fonte: Ascom vereador Airto Ferronato