Auxílio para as grandes empresas afetadas pelas enchentes no RS será anunciado até amanhã (28), afirma Alckmin em Caxias do Sul

27/05/2024 (Atualizado em 27/05/2024 | 17:26)

O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta segunda-feira (27), durante agenda em Caxias do Sul, que o auxílio para as grandes empresas afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul será anunciado até amanhã (28). Segundo Alckmin, o assunto será discutido ainda hoje pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.


A expectativa é que a resolução apresente programas de apoio às empresas, com foco nas grandes e indústrias, com investimento do governo federal que chega a R$ 15 bilhões.


— Está praticamente elaborada a medida provisória, que deve definir a questão desse crédito para as grandes empresas. Mas tenho certeza de que vai surpreender positivamente a todos. As (medidas para) grandes empresas serão anunciadas entre hoje (segunda) e amanhã — garantiu o vice-presidente.


Ainda na coletiva, Alckmin reforçou a liberação de programas de auxílio a juro zero, como o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) e Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). Estas medidas já haviam sido anunciadas pelo governo federal e passaram a valer a partir desta segunda.


De acordo com o vice-presidente, a lei da depreciação acelerada será sancionada nesta terça-feira, que será uma medida para renovação de máquinas e equipamentos. Alckmin também destacou que tem "convicção" na reconstrução do Estado.


— Uma depreciação de uma máquina, geralmente, ocorre em 15 anos, e vai ser feita em dois anos. São R$ 3,4 bilhões. Quero dizer da minha convicção. Nós tivemos uma destruição grande no Rio Grande do Sul, mas ela não será maior do que a reconstrução — finalizou.


Na CIC, Geraldo Alckmin esteve acompanhado dos ministros Extraordinário de Apoio à Reconstrução, Paulo Pimenta, do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e do Empreendedorismo e Microempresa, Márcio França, além do governador Eduardo Leite.


No dia 11 de abril, os vereadores socialistas de Caxias do Sul Zé Dambrós e Wagner Petrini estiveram com o vice-presidente em Brasília, ocasião em que convidaram Alckmin para vir à cidade, visitar a CIC e fazer um roteiro pelas empresas da cidade.


Lideranças do PSB da região da Serra acompanha as agendas do vice-presidente e dos ministros.  O deputado estadual Elton Weber tratou com Alckmin, entre outras pautas, da manutenção de empregos e medidas de socorro ao setor agropecuário. "Ao reconhecer o empenho do governo federal em lançar medidas para a agricultura familiar e para o Pronamp, ressaltei ao vice-presidente a urgência de medidas também para o setor agroindustrial e cooperativas, especialmente capital de giro".


O mesmo documento, já enviado ao governo federal de forma digital pela Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da Assembleia Legislativa, será entregue em mãos ao ministro da Agricultura Carlos Fávaro nesta terça-feira, em Santa Cruz do Sul, com a presença de deputados e entidades ligadas ao segmento que estiverem no município. A agenda no Vale do Rio Pardo é uma articulação conjunta com os deputados Heitor Schuch (PSB), presidente da Frente da Agricultura Familiar no Congresso Nacional; e Luciano Silveira (MDB), presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.


Os vereadores Juliano Baumgarten, de Farroupilha, e Zé Dambrós, de Caxias do Sul aproveitaram a oportunidade para entregar ao vice-presidente uma lembrança do Santuário de Caravaggio. 



Fonte: Com informações do jornal O Pioneiro e agências