Presidente da Frente Parlamentar da Vitivinicultura e Fruticultura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o deputado estadual Elton Weber esteve na última sexta-feira (12) discutindo medidas importantes para o setor com o novo secretário estadual de Agricultura, Clair Kuhn, em Porto Alegre. Entre os participantes da reunião estavam o presidente Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis), Luciano Rebellatto; os prefeitos de Caxias, Adiló Didomenico; e de Nova Pádua, Danrlei Pilatti; a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caxias, Bernadete Boniatti; e o presidente da Comissão Interestadual da Uva e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, Ricardo Pagno.
Na pauta do Consevitis constam a contratação de novos convênios com o Estado e a liberação de verba do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundivitis), vinculado à Secretaria da Agricultura e que se destina a financiar ações, projetos e programas do segmento no Estado. Cálculos extraoficiais indicam saldo em torno de R$ 50 milhões. O secretário se comprometeu a receber o grupo novamente em breve
Outra reivindicação, de sindicatos de trabalhadores rurais e prefeituras, refere-se à doção de mecanismos para reduzir as perdas com a incidência de granizo sobre a produção de uvas na Serra. Segundo Weber, há sistemas eficientes em funcionamento em outros estados que podem ser adotados no Rio Grande do Sul. Atualmente, a existência de sistemas de prevenção garante redução do valor do seguro a ser pago pelo agricultor na contratação do Proagro.
Fonte: Ascom dep.estadual Elton Weber