Em mais uma atividade prevista no plano de trabalho, na manhã desta segunda-feira (14), os deputados da Comissão Especial da Indústria CEI-RS, realizaram uma visita técnica na Escola SESI de Ensino Médio José Pedro Fernando Piovan, e outra no Instituto SENAI de Inovação em Soluções Integradas em Metalmecânica, ambas em São Leopoldo. O presidente da Comissão, deputado Dalciso Oliveira (PSB), informou que a visita na escola foi conduzida por alunos, que apresentaram seus projetos de pesquisa e o método inovador de ensino ali oferecido, no qual não há aulas normais expositivas. Todas as áreas de conhecimento são desenvolvidas no projeto "Mãos na Massa", por meio de trabalhos em grupo com foco em resolução de problemas.
"Este formato de educação com base na realidade se torna muito mais atrativo, com protagonismo dos alunos na busca de soluções", avaliou Dalciso, ao explicar, ainda, que são trabalhos baseados em desafios e questões orientadoras como, por exemplo, o desenvolvimento de um projeto para participação num concurso de robótica. "Eles planejam e executam as ações, acompanhados pelos professores, mas com boa dose de independência e autonomia, em áreas que, nesse caso," vão desde a engenharia, a matemática, o designer, a planilha de custos, a mobilização de recursos até a logística de divulgação e eventual comercialização, exercitando assim muitas disciplinas e utilizando informações de maneira prática".
Já na unidade do SENAI, conheceram uma parte dos diversos cursos de formação, graduação e pós-graduação, bem como os programas de inovação e tecnologia direcionados a jovens e adultos que desejam sua profissionalização ou atualização. "O Senai é de grande relevância para o setor industrial gaúcho, tendo formado 90 mil alunos em 2021, sendo mais de 20 mil pelo programa jovem aprendiz", destacou o parlamentar.
Ambas as experiências visitadas formam profissionais e técnicos de excelência, suprindo parte da demanda do mercado de trabalho do Estado por meio de um diálogo direto com as empresas.
Participaram da visita, além dos diretores das unidades do SESI e SENAI, os deputados: vice-presidente da CEI-RS, Faisal Karan, o relator Beto Fantinel, e o deputado Issur Koch.
Fonte: Daniela Miranda/Ascom dep. Dalciso Oliveira