JSB lança “Movimento Participa” para debater teses no 59° Congresso da UNE

10/02/2023 (Atualizado em 13/02/2023 | 15:47)

A Juventude Socialista Brasileira (JSB) participou da 13ª Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), durante os dias 2 a 5 de fevereiro, no Rio de Janeiro. Durante o evento, foi lançado o “Movimento Participa”, que vai apresentar teses e ideias para serem debatidas durante o 59º Congresso da UNE. Entre as pautas estão, por exemplo, a defesa do passe livre estudantil irrestrito e mais bolsas de pesquisa para os estudantes. Segundo o presidente nacional da JSB, Jiberlândio Sahad, o lançamento do movimento acontece em um momento crucial e importante da conjuntura e da luta política no Brasil.


O secretário nacional de Formação Política da JSB e presidente da JSB/RS, Diego Adam, destacou a relevância do encontro. “Importante momento de resgate das políticas estudantis e de reafirmarmos as nossas lutas, a 13ª Bienal da UNE marca também um novo ciclo para todos os estudantes do Oiapoque ao Chuí. A juventude do PSB/RS se fez e estará presente nas diversas lutas de reconstrução da nossa educação, para que o sonho de ingressar em uma universidade, dos filhos e filhas das pessoas mais humildes, e se tornarem médicos, por exemplo, vire realidade”. Disse, ainda, que a Executiva da JSB está focada em garantira a participação da “maior bancada da JSB no 59° Congresso da UNE", que acontece no segundo semestre deste ano em Brasília.


Para o secretário nacional de Movimento Estudantil da JSB, Bruno Barreto, a juventude precisa estar ativa para lutar por um Brasil e uma educação melhores. “Somos estudantes de norte a sul do país que compartilham o sonho de um Brasil desenvolvido, democrático e mais justo. Somos trabalhadores e lutamos dia a dia por um futuro melhor. Estamos nas universidades, em cada de sala de aula, laboratórios. Estagiamos, somos atletas e monitores. Enfim, somos cada estudante que acredita no Brasil, pois fazemos parte do seu povo e isso é o fundamental para superarmos os desafios que aparecem pelos caminhos”, disse.


Durante a bienal, foram realizadas várias atividades de formação política e debates sobre temas relativos ao movimento estudantil com os mais de 150 jovens socialistas filiados ao PSB de dez Estados. O Rio Grande do Sul também esteve representado na Bienal pelo secretário Nacional da JSB, o pelotense Tony Secchi, e pela secretária de Planejamento e Finanças da JSB/RS, Júlia Bonamigo.


Fonte: Com informações da Juventude Socialista Brasileira