JSB divulga Movimento Participa, ação que incentiva juventude a se envolver com a política

28/04/2023 (Atualizado em 28/04/2023 | 10:31)

A Juventude Socialista Brasileira (JSB) divulgou, em São Paulo, em evento da União Nacional dos Estudantes (UNE), o Movimento Participa, ação que busca estimular os jovens a participarem do movimento estudantil, da política e a lutarem por justiça social.


Segundo o secretário de Movimento Estudantil da JSB, Bruno Barreto, a iniciativa incentiva a participação dos jovens nos espaços de poder e nos debates do movimento estudantil, fazendo com que eles compreendam que a política pode ser “reinventada e participativa”.


“A bandeira da justiça social é a principal bandeira do Movimento Participa, onde buscamos uma juventude que tenha acesso a uma educação de qualidade e que isso proporcione uma maior participação nos espaços de poder. Acreditamos que os jovens podem contribuir para o desenvolvimento e o progresso da sociedade. Ao se envolver na política desde cedo, eles têm a oportunidade de aprender sobre o funcionamento do sistema político e de desenvolver habilidades de liderança”, afirmou.


A divulgação do movimento ocorreu nos dias 14 e 15 de abril, durante o 69º Conselho Nacional de Entidades Gerais da UNE.


Uma das ações do projeto é a realização de encontros entre os jovens e figuras políticas brasileiras para falar de assuntos relevantes e de pautas defendidas pelo movimento. “Nós já estamos presentes em mais de 10 estados e estamos buscando ampliar as palestras presenciais com rodas de conversas referentes aos temas defendidos pelo Movimento para ter uma maior inserção dentro das instituições de ensino do nosso país”, explicou Bruno.


O movimento estreiou oficialmente na Bienal da União Nacional dos Estudantes (UNE), realizada em fevereiro, no Rio de Janeiro. No evento, mais de 150 estudantes de todo o país participaram de debate com o ex-deputado federal Alessandro Molon, ex-líder da Oposição na Câmara e eleito cinco vezes o melhor deputado federal do país.


“Nosso ideais estão baseados no socialismo democrático, buscando garantir a igualdade social e econômica por meio da redistribuição de riquezas e da participação democrática de quem mais necessita, defendendo assim uma criação de sistemas de saúde e educação pública, universal e gratuita, com a promoção de políticas de proteção social e a redistribuição de renda e riqueza”, defendeu o diretor de Extensão da UNE e secretário de Relações Parlamentares da JSB, Luís Alves.


Para os interessados, o Movimento Participa irá se reunir de forma remota no próximo dia 29 de abril. Mais informações poderão ser obtidas, em breve, por meio das redes sociais da JSB e do Movimento Participa.


Datas das próximas plenárias:

29/04

13/05

27/05

17/06

24/06

08/07




Fonte: PSB Nacional com informações da JSB