PSB elege maior número de prefeitos no campo da esquerda

07/10/2024 (Atualizado em 07/10/2024 | 14:19)

O PSB conquistou 312 prefeituras nas eleições municipais de 2024. Com esse resultado, que supera os 3,5 milhões de votos (até as 21h deste domingo), o partido se destaca no campo da esquerda com o maior número de prefeitos eleitos no país.


O partido confirmou o favoritismo do prefeito de Recife, João Campos (PSB), com a reeleição em primeiro turno – João alcançou 78,11% dos votos válidos, 725.721 mil votos (99,99% apurados), e venceu em cidades importantes de norte a sul do país.


No Rio Grande do Sul o PSB estará à frente em oito municípios e em mais 22 municípios na vice-prefeitura. “Mantivemos o número de prefeitos e ampliamos de 15 para 22 o número de socialistas que estarão no executivo”, avalia o presidente estadual da sigla, Mário Bruck.


Em Dom Feliciano, Tiago Szartyka, recebeu mais de 60% dos votos válidos. Em Gramado Xavier, Marcelo Laufer foi reeleito para mais um mandato. Linha Nova elegeu Guiomar Wingert e em Canudos do Vale, o atual vice-prefeito Maico Berghahn foi eleito com 51,51% dos votos válidos


No município de Bom Retiro do Sul, Celso Pazuch retorna a prefeitura com a expressiva votação de 64,68% dos votos. Ainda em Bom Retiro, o PSB ampliou sua bancada para cinco cadeiras na Câmara de Vereadores. E em Sinimbu, Wilson Molz foi eleito chefe do Executivo.


Já os municípios de Vera Cruz e Alto Feliz, reelegeram respectivamente Gilson Becker e Robes Schneider. As cidades integram a lista de 43 municípios gaúchos que apresentaram apenas um candidato a prefeito.


Segundo turno


O PSB também irá disputar segundo turno as eleições em cidades como Campina Grande, onde o candidato a prefeito Jhony Bezerra enfrentará o candidato do União Brasil, Bruno Cunha.


Bezerra conquistou 34,58% dos votos. Ao votar em uma escola estadual na manhã deste domingo (6), enfatizou seu compromisso, caso seja eleito, em revitalizar a cidade.


“Estamos prontos para apresentar soluções para os problemas de saúde, educação, emprego e transporte público. A gente vai construir de forma conjunta a vitória no segundo turno. Estamos aqui para contribuir com uma política inovadora, que realmente atenda às necessidades da população”, concluiu.


O deputado estadual e ex-prefeito de Paulista (PE), Junior Matuto (PSB), alcançou 30,66% dos votos e garantiu sua participação no 2º turno na disputa pela prefeitura.


Matuto assumiu a vaga de deputado deixada pelo deputado José Patriota (PSB), que morreu no dia 17 de setembro deste ano. Se eleito, o deputado afirma que irá “transformar Paulista em uma cidade de oportunidades”, com a implantação de quatro escolas de tempo integral e com a ampliação do número de vagas nas creches.


O deputado estadual Rafael Brito (PSB), candidato a prefeito de Timon, no Maranhão, recebeu 44,34% (44.307) dos votos válidos e vai concorrer ao segundo turno das eleições municipais. “Timon, conseguimos! E juntos! Essa vitória é de um povo que sabe exatamente o que nossa cidade merece! Conseguimos colocar no coração de cada um de vocês nosso projeto guiado pelo desejo de mudar, timonenses! Agora, temos 4 anos para cuidar de vocês como merecem e como confiaram. Muito obrigado a cada timonense que caminhou conosco! E vamos em frente, juntos!”, disse em suas redes sociais.


Fonte: Ascom PSB/RS