Mulheres socialistas obtêm vitória inédita ao conquistar 30% na Executiva Nacional do PSB

02/05/2022 (Atualizado em 02/05/2022 | 16:23)

No Dia Nacional da Mulher, celebrado em 30 de abril, a união e a unidade das mulheres socialistas fizeram história. Durante o encerramento do XV Congresso Constituinte da Autorreforma do PSB, realizado na manhã do último sábado, 30/04, as socialistas interromperam a plenária para reivindicar 30% das cadeiras na Executiva Nacional do partido. “Há uma reclamação procedente das mulheres, através da Secretária Nacional de Mulheres, e nós vamos resolver isso”, disse o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira.  

Para a secretária nacional de mulheres do PSB, Dora Pires, “a decisão foi um momento de marco histórico. As mulheres pararam o Congresso Nacional reivindicando o percentual de 30% na Executiva. Isso é muito simbólico quando conquistamos esse direito no Dia Nacional da Mulheres”. A decisão inédita ocorre 23 anos após a criação da Secretaria Nacional de Mulheres. 

O presidente Siqueira esclareceu à plenária que “uma semana antes do Congresso mandei uma carta a todos os presidentes estaduais pedindo as indicações para compor o Diretório Nacional”.

Laura Gomes, deputada estadual de Pernambuco, falou sobre a importância do momento: “No Dia Nacional da Mulher conquistamos esse percentual de 30% na Executiva e é claro que isso é um processo histórico, de muita luta, mas foi um processo grandioso”.

De acordo com Jacqueline Moraes, vice-governadora do Espírito Santo, o encerramento do XV Congresso foi um dia histórico. “Estamos compondo a Executiva Nacional do Partido. Garantimos os 30%!  No Dia Nacional das Mulheres, o PSB mostra que toda a reforma que a gente quer para fora, para a sociedade, a gente também faz dentro de casa. A Autorreforma foi isso: a nossa autocrítica, os nossos auto-acertos, ou seja: é preciso acertar para dentro para ter um bom diálogo para fora, com toda a sociedade brasileira que quer mudança”, disse.

Para Mari Machado, secretária nacional especial do PSB e primeira secretária nacional de mulheres, são 23 anos de luta da Secretaria Nacional de Mulheres. “Pela primeira vez, a representação das mulheres na Executiva Nacional chega aos 30%. Na outra eleição do Diretório havíamos tido a conquista, mas na Executiva, não. Então, agora, essa representação é uma grande vitória”, concluiu.

De acordo com a secretária nacional de mulheres, a vitória das socialistas representa a concretização da luta política das mulheres por mais espaços de poder e de representação. 

“Essa conquista tem a marca do nosso partido. Tem a marca do que construímos juntas ao longo desses últimos dois anos com a Autorreforma. O estímulo interno do debate entre nossas parlamentares, secretárias estaduais, e lideranças nacionais marca o compromisso e a união das companheiras do PSB por melhores dias na política para as mulheres. Saímos revigoradas para continuar lutando por mais e mais direitos das mulheres. Tenho muito orgulho de dividir a luta e a construção desses 23 anos da Secretaria Nacional de Mulheres ao lado de grandes mulheres ”, disse muito emocionada, Dora.

Para Maria Luiza Loose, secretária estadual de Mulheres no Rio Grande do Sul, garantir 30% da representação das mulheres na Executiva Nacional é um primeiro passo. Contudo, a luta pela paridade continua. "Se nós somos a maioria da população, porque não sermos maioria na política? Fica a reflexão".


Fonte: Secretaria Nacional de Mulheres Socialistas/Ascom PSB RS