Sanny Figueiredo: mulher, mãe, negra, socialista e candidata ao Senado

09/09/2022 (Atualizado em 09/09/2022 | 18:46)

PSB-RS celebra indicação de Sanny Figueiredo para disputar cadeira no Senado Federal

Fotos Daniela Barcelos
Fotos Daniela Barcelos


Mulher, mãe, negra e microempresária do ramo da sustentabilidade. Esta é Sanny Figueiredo, a primeira mulher negra candidata ao Senado Federal no Rio Grande do Sul.

O seu partido, é claro, é o Partido Socialista Brasileiro (PSB-RS). Uma agremiação política que desde sua fundação, em 1947, está bem a frente de seu tempo, primando sempre pela igualdade, pela justiça social e pelo socialismo democrático.

O lançamento de sua candidatura aconteceu na tarde chuvosa desta sexta-feira, dia 9, com o Comitê Eleitoral Geral do PSB gaúcho, localizado na Rua Alberto Bins, 900, repleto de lideranças socialistas, filiados, militantes, simpatizantes e jornalistas que ovacionaram a candidata em sua chegada.

“Sou oriunda dos movimentos sociais do PSB, que é minha primeira e única filiação. E estou começando esta caminhada rumo ao Senado, que na verdade é uma desconstrução. Estamos desconstruindo muros para construir pontes. E este é o nosso projeto”, enfatizou Sanny quando indagada sobre seu plano de mandato.

A candidata socialista é também militante ativa da Negritude Socialista Brasileira (NSB), um dos movimentos organizados do PSB-RS, e também grande difusora da cultura negra no Estado. Tanto que os dirigentes estaduais e nacionais do segmento celebram com entusiasmo a sua indicação para disputa no próximo pleito.

“Este é um momento ímpar para Negritude Socialista do Rio Grande do Sul. Até hoje nunca houve uma candidata negra para o Senado Federal e vemos esse fato como um divisor de águas nesta luta do povo negro do Brasil. Então, celebramos, e muito, essa indicação do PSB gaúcho”, comentou o secretário estadual da NSB, Vladimir da Silva.

Já o atual secretário nacional interino da NSB, Paulo Leites, assim vê a indicação de Sanny Figueiredo para disputa de uma cadeira no Senado Federal. “É um fato novo nesta eleição e que deve impulsionar nossos votos e candidatos. Pois é sempre a mesma situação em todas as eleições: homens, velhos e brancos. E, agora, nós, socialistas, apresentamos uma mulher jovem, negra e extremamente preparada para nos representar em Brasília”, enfatizou.

Certo também é que a empolgação das bases socialistas no estado chegou a cúpula dos candidatos e trazem novos ventos para disputa de cadeiras nos legislativos estadual e federal dos socialistas gaúchos, assim como para o Palácio Piratini. Pois Vicente Bogo como Josi Paz, respectivamente candidatos do PSB-RS a governador e vice, sentiram a motivação da militância e acreditam que isto se transformará em votos para o partido no dia 2 de outubro.

“A candidatura da Sanny é uma benção para história do povo negro, do PSB, como do Brasil. Uma mulher, negra e que vem representando todo um grupo que tem uma luta imensa em nossa história e vem, agora, reafirmar essa luta, pois para nós, socialistas, é muito importante ter representatividade em uma candidatura. E a Sanny tem essa representatividade do povo negro, como também das mulheres”, comentou a candidata a vice-governadora pelo PSB-RS, Josi Paz.

“Estou muito feliz com a indicação do partido ao Senado. E, mesmo quando uma pessoa entra na partida já no segundo tempo, como se diz por aí e é o caso da Sanny, muda muito a simbologia da campanha. Ainda mais quando a nossa candidata vem representar um segmento importante da nossa sociedade, que é a negritude, além de ser mulher. E tudo isto vem a impulsionar a nossa candidatura ao Senado como também ao Governo do Estado”, ressaltou o candidato do PSB-RS ao Palácio Piratini, Vicente Bogo.

Sanny Figueiredo teve seu nome indicado a disputa por uma cadeira ao Senado Federal na última terça-feira, dia 6, e sua candidatura foi homologada pela Justiça Eleitoral nesta sexta, dia 9.


Entre filiados, militantes e simpatizantes, a Cúpula do PSB-RS prestigiou o lançamento da candidatura de Sunny Figeiredo para o Senado Federal, que aconteceu nesta sexta, dia 9, no Comitê Geral da sigla. Na foto, professor Renato Oliveira (suplente para senador), Mario Bruck (presidente estadual do PSB-RS e candidato a deputado federal), Sanny Figueiredo, Vicente Bogo (candidato ao Governo do Estado), Josie Paz (candidata a vice governadora) e Malu Looser (secretária estadual de Mulheres do PSB e candidata a deputada federal). Foto Daniela Barcelos


Chapa majoritária completa do PSB-RS: Fabiane Peglow (suplente ao Senado), Josie Paz Candidata a vice-governadora), Vicente Bogo (candidato a governador do Estado) Sanny Fiqueiredo (candidata ao Senado Federal) e professor renato Oliveira (suplente ao Senado Federal)

Fonte: Assessoria de Comunicação do PSB-RS