A Câmara Municipal de Porto Alegre instalou, na noite desta segunda-feira (18/03), a Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas e dos Microempreendedores Individuais (MEIs) de Porto Alegre. O proponente foi o vereador Airto Ferronato (PSB), que conduziu a reunião de abertura. O parlamentar salientou a representação de diferentes entidades convidadas, tais como o núcleo de MEIs da Assembleia Legislativa, Fórum das Micro e Pequenas Empresas do RS, Associação das Micro e Pequenas Empresas, Sindicato dos Contabilistas do Estado, Conselho Regional dos Representantes Comerciais, Sebrae, Sicredi, entre outros.
Ferronato explicou que o objetivo da Frente Parlamentar é tratar sobre os temas relativos às micro e pequenas empresas e sobre os MEIs, além de ouvir lideranças do setor e entidades. O vereador salientou a importância das micro e pequenas empresas na economia: “é o setor que mais emprega no país”, destacou. Por outro lado, “cerca de 80% dessas empresas não sobrevivem cinco anos”, ponderou. O proponente falou sobre o Fórum das Micro e Pequenas Empresas do RS e da Frente Parlamentar em Defesa das Micro e Pequenas Empresas da AL, e que a ideia era tomar por base o formato lá utilizado.
O presidente do Fórum das Micro e Pequenas Empresas do RS, Mário Bruck, apontou a necessidade de se buscar uma política pública de Estado e não de governo, que proteja e incentive os MEIs. Segundo Bruck, mais de 220 entidades participam desse movimento, que abrange as áreas de gestão, crédito e fomento, e organização do mercado local. “O Fórum incentiva a formação de Frentes Parlamentares”, disse, por ser a forma de envolver o Legislativo e citou a Frente do Empreendedorismo da AL.
Após debates sobre o tema e depoimentos de representantes das entidades, a reunião foi encerrada com os encaminhamentos para a criação de um grupo, onde se elenquem os eixos que cada um dos presentes gostaria de participar. A periodicidade das reuniões também será estabelecida posteriormente.
Fonte: Câmara de Vereadores de Porto Alegre