Diretório estadual do PSB aprova resolução de apoio irrestrito à ação da OAB/RS pela extinção da dívida pública

24/06/2024 (Atualizado em 24/06/2024 | 10:28)

Fotos: Saul Teixeira
Fotos: Saul Teixeira

No último sábado (22), durante a reunião ampliada do Diretório do PSB, comandada pelo presidente Mário Bruck, o colegiado aprovou, por unanimidade, resolução de irrestrito apoio à Ação Civil Originária (ACO) nº 2.059, proposta pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS) e em tramitação no Supremo Tribunal Federal, que visa à extinção da dívida do Rio Grande do Sul com a União. "O PSB ratifica sua histórica posição contra o anatocismo e os juros abusivos, que tem como consequência o empobrecimento das famílias e o brutal recuo no setor produtivo", diz a resolução.


As lideranças acordaram aprofundar  a discussão em todas as esferas do partido no que tange a dívida do estado, conforme há muito vem recomendando o ex-deputado constituinte, Hermes Zanetti (PSB), autor do livro "O Complô", que fala sobre o processo de captura da política pelo mercado financeiro e como artigos da Constituição criados para controlar o sistema bancário nunca foram cumpridos ou foram descaracterizados. Na mesma linha, o deputado federal Heitor Schuch tem defendido no Congresso Nacional a auditoria da dívida pública.


A resolução reitera, ainda, que a sigla se solidariza com a posição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, contrária à política de juros no Brasil. "Faz absoluto sentido o questionamento do comportamento do Banco Central no retardamento das reduções da taxa Selic".


Durante a reunião, realizada de forma híbrida, na Assembleia Legislativa, também houve prestação de contas, apresentada pelo secretário de Finanças, Anselmo Piovesan, e debates sobre a conjuntura política e as eleições deste ano. Neste sentido, foi votada uma  recomendação aos movimentos organizados do PSB para provocarem os movimentos sociais dos demais partidos do campo democrático a fim de formarem, onde for possível, frentes amplas para vencer as forças conservadoras nas eleições municipais.


Acesse AQUI a galeria de imagens.



Fonte: Ascom PSBRS