Apoio do Estado contribui para sustentabilidade de condomínios leiteiros

30/01/2017 (Atualizado em 27/01/2017 | 17:42)

SDR/RS é liderada por Tarcisio Minetto (PSB)
SDR/RS é liderada por Tarcisio Minetto (PSB)

Depois do pioneirismo com a implantação de um modelo associativo de produção leiteira com ordenha robotizada, cerca de 50 agricultores familiares associados da Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel) estão sendo apoiados pelo governo do Estado para aperfeiçoar o sistema. A Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) assinou na quinta-feira (26/01) contrato com a Cosuel para financiar a compra de um caminhão, que recolherá os dejetos gerados em três condomínios leiteiros, em Arroio do Meio, Nova Bréscia e Roca Sales. O produto recolhido será utilizado como adubo nas áreas produtivas dos associados.

O convênio assinado pelo secretário da SDR, Tarcisio Minetto, e o presidente do Conselho de Administração da Cosuel, Gilberto Piccinini, é de R$ 200 mil, por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper). O projeto para a Cosuel foi elaborado pela Emater/RS e representará uma economia de mais de R$ 30 mil mensais, pois a cooperativa poderá dispensar a contratação de serviço particular.

“Além de contribuir para a questão do meio ambiente, com aproveitamento dos dejetos, essa iniciativa também impacta diretamente nas questões da cooperativa, na produção de leite e derivados”, destacou Minetto, em manifestação a conselheiros e diretores da Cosuel, na sede da Dália Alimentos, em Encantado.

Os condomínios associativos surgiram da necessidade de buscar soluções para alterar o cenário do sistema produtivo tradicional de leite nas pequenas propriedades rurais. Com a modalidade adotada pela Cosuel, os associados conseguem diluir custos de produção e obter maior produtividade. O leite é produzido em um local único, otimizando de recursos, equipamentos, mão de obra e tempo. Os animais recebem assistência intensiva e alimento balanceado e regular, resultando em produtividade e eficiência.

 

Nathalie Sulzbach – Assessoria de Comunicação SDR

Fonte: Ascom SDR/RS

PESQUISA

ASSINE NOSSA NEWLETTER